MENU
Menu

Promoção ODS 7: o nosso 
compromisso com a geração 
de energia renovável

O consumo de energia continua a ser a principal causa das alterações climáticas, uma vez que representa cerca de 60% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ou ODS 7 sobre energia acessível e não poluente pretende garantir o acesso universal a energia acessível, segura, sustentável e moderna, tal como estabelecem o Pacto Mundial e a Agenda 2030.

A taxa mundial de acesso à energia elétrica aumentou 4% entre 2015 e 2021, o que representa um avanço do sistema, mas a realidade é que cerca de 733 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade, ou seja, uma em cada dez pessoas em todo o mundo, segundo dados do Relatório da IRENA baseado em dados de 2020.

O ODS 7 está diretamente relacionado com o ODS 13, cuja meta principal é a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus efeitos. Embora as energias renováveis representem quase 30% do consumo de energia no setor da eletricidade, continuam a existir problemas nos setores do aquecimento e dos transportes. Embora se tenha acelerado o acesso à eletricidade nos países mais pobres, a eficiência energética continue a melhorar e as energias renováveis cresçam, é preciso melhorar o acesso de 2,3 mil milhões de pessoas a combustíveis e tecnologias mais limpos e seguros para tarefas fundamentais como cozinhar.

Avanço global e o desafio das metas do ODS 7

O ODS 7 define metas concretas (7.1, 7.2, 7.3) que pretendem garantir o acesso universal a serviços energéticos acessíveis, fiáveis e modernos, aumentar a proporção de energia renovável no mix energético e duplicar a taxa mundial de melhoria da eficiência energética. Para alcançar estes objetivos devemos acelerar a eletrificação, aumentar os investimentos em energias renováveis, desenvolver soluções de eficiência energética e estabelecer políticas e quadros normativos que promovam e incentivem a eletrificação. Estima-se que sejam necessários entre 35.000 e 40.000 milhões de dólares anuais para alcançar o acesso universal à eletricidade entre 2021 e 2030. As empresas desempenham um papel fundamental ao impulsionar o uso de energias limpas, investir em tecnologias que otimizem o consumo elétrico em instalações e processos produtivos, e desenvolver iniciativas que melhorem o acesso à energia em comunidades locais com menos recursos.

Meta 7.1: Acesso Universal, Fiabilidade e Acessibilidade

Esta meta pretende garantir o acesso a serviços energéticos acessíveis, fiáveis e modernos. Embora a percentagem de acesso à eletricidade tenha sido de 91% em 2022, o progresso desacelerou, e projeta-se que 660 milhões de pessoas continuarão sem acesso em 2030.

A Audax, como comercializadora de energia, oferece ao consumidor a oportunidade de escolher energia 100% renovável, o que contribui diretamente para a redução das emissões e de forma indireta para a fiabilidade do sistema, uma vez que a energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis oferece um fornecimento estável e limpo, menos sujeito à volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis.

Meta 7.2: Aumento da proporção de energia renovável

A meta 7.2 procura aumentar consideravelmente a quota de energia renovável no conjunto de fontes energéticas. A proporção de energia renovável no consumo total de energia passou modestamente de 16,7% em 2015 para 18,7% em 2021. Em 2022, a taxa de renováveis no consumo energético da UE atingiu 23%, o que representa um aumento de 6 pontos percentuais desde 2013. A transição para uma economia descarbonizada, impulsionada por objetivos europeus em energia renovável e eficiência, é crucial para reduzir as emissões de CO2 e combater as alterações climáticas a nível global.

A Audax contribui diretamente para esta meta global através da sua atividade de geração de eletricidade a partir de fontes renováveis, concretamente, através de tecnologia solar fotovoltaica e eólica. Atualmente, o Grupo gere uma carteira total de 1.037 MW em projetos eólicos e solares, em diferentes fases de exploração e desenvolvimento. Em 2024, a Audax gerou 305 MWh de eletricidade renovável nas suas centrais solares e parques eólicos para fornecer aos seus clientes.

Meta 7.3: Duplicar a eficiência energética

A meta 7.3 procura duplicar a taxa mundial de melhoria da eficiência energética. A contribuição do setor privado centra-se na aplicação de sistemas de gestão energética e no investimento em eficiência ao longo da cadeia de abastecimento.

A Audax contribui para a eficiência energética aconselhando os seus clientes a reduzir o seu consumo, a sua pegada de carbono e otimizar os seus custos. Isto inclui soluções como o autoconsumo ou instalação de painéis fotovoltaicos, as baterias de acumulação, a aerotermia, as baterias virtuais e carregadores para veículos elétricos. Além disso, a empresa estabelece critérios de eficiência energética e uso de energias renováveis nas suas próprias instalações.

Metas 7.a e 7.b: Cooperação internacional, infraestrutura e desenvolvimento tecnológico

O ODS 7 também se foca na colaboração e no investimento em tecnologia limpa, elementos onde a liderança empresarial desempenha um papel determinante. As metas 7.a e 7.b procuram aumentar a cooperação internacional e ampliar a infraestrutura energética moderna e sustentável em países em desenvolvimento.

A Audax demonstra este compromisso através da sua expansão geográfica em geração limpa, facilitando o investimento em infraestrutura. A empresa opera parques eólicos na Europa (França, Polónia) e na América, com 66 MW em parques eólicos operacionais no Panamá, o que apoia diretamente o objetivo de levar infraestrutura moderna a países em desenvolvimento.

A tecnologia é vital para o desenvolvimento de soluções energéticas modernas, seguras e fiáveis, permitindo gerir a intermitência e assegurar um fornecimento contínuo. A Audax tem a intenção de continuar a inovar e avançar tecnologicamente para oferecer melhores serviços energéticos, apoiar a transição dos seus clientes e continuar a aumentar a carteira de projetos de geração implementando as tecnologias mais eficientes.

O compromisso da Audax com um futuro 100% renovável

A empresa aposta na energia de origem renovável como alternativa para lutar contra as alterações climáticas e garantir o seu acesso universal. A empresa promove e fomenta o consumo de energia renovável face às fontes fósseis tradicionais entre os seus clientes e grupos de interesse para contribuir e alcançar as metas do ODS 7. Além disso, a Audax continua a trabalhar para aumentar a sua carteira própria de projetos de geração de eletricidade de origem renovável, assim como, no desenvolvimento de soluções e serviços de eficiência energética para os seus clientes que os ajudem a poupar no consumo e a reduzir as suas emissões.

Autora: Ainhoa Burgos. Diretora de Sustentabilidade. Audax Renovables.

Fontes:

https://www.pactomundial.org/ods/7-energia-asequible-y-no-contaminante/

https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/energy/

https://www.audaxrenovables.com/sostenibilidad/estrategia-de-sostenibilidad/

https://www.audaxrenovables.es/es/eficiencia/

phone-handsetcrosschevron-down