Rotulagem Energética

A energia elétrica que consumimos é diferente da consumida pelos nossos vizinhos ou outros consumidores ligados ao mesmo sistema elétrico, por isso é muito importante fornecer esta informação aos nossos clientes. Desta forma é possível apresentar a origem da produção de energia elétrica que na realidade consome.

 

Qual a razão da Audax se preocupar com o tipo de eletricidade que comercializa?

Os impactos da energia elétrica que consumimos dependem das fontes usadas na sua produção.

A Audax como comercializadora de energia tem um papel fundamental na promoção de energias renováveis e na utilização da produção térmica de combustíveis fósseis com menor teor de carbono, bem como pela melhoria da eficiência nas emissões, transporte e no uso final de energia. Desta forma oferecemos aos nossos consumidores energia verde, sem custos adicionais. Outra forma de ajudar o ambiente é evitando o desperdício de papel assim a Audax apela ao uso de fatura eletrónica.  

As energias renováveis (sol, vento, e ondas) têm impactos menos nocivos no meio ambiente bem como para a população, pois não há emissão de gases com efeito de estufa e de gases poluentes para a atmosfera. No entanto, a energia renovável pode ter alguns impactos na paisagem, habitats e ecossistemas, que são minimizados através da seleção criteriosa do local e do projeto mais adequado.

O mesmo não se verifica na energia não renovável em que na utilização de combustíveis fósseis (carvão, gás e petróleo) existe a libertação de gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2), óxidos de azoto (NOx), dióxido e enxofre (SO2) e monóxido de carbono (CO). A emissão destes gases tem impacto ambiental no efeito de estufa, contribuindo para a intensificação do aquecimento global e das alterações climáticas.
 

Impactes ambientais – Curiosidades

Em que consistem as emissões de gases com efeito de estufa?
O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás procedente das emissões (60%), produzindo-se ao queimar combustíveis fósseis, como o carvão, o gás ou o petróleo. O CO2 é assimilado naturalmente pelas plantas e transformado em oxigénio no conhecido processo de fotossíntese, no entanto a quantidade deste gás, anormal, emitida para a atmosfera nos dias de hoje e ao longo do século XX e a contínua desflorestação faz com que o ciclo natural de carbono esteja desregulado provocando o também conhecido aquecimento global.

O que é e quais as consequências do aquecimento global?
O aquecimento global é um fenómeno caraterizado pelas alterações climáticas e o aumento da temperatura média do planeta.
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.

Quais as ferramentas para reduzir as emissões?
São variadas.
Incluem a produção elétrica através de fontes limpas e renováveis, como a energia eólica, solar e hídrica, bem como novas tecnologias de captura e armazenamento de CO2.


Categorias de Fontes de Energia:

As energias renováveis são obtidas da Natureza. Elas regeneram-se a si próprias, como o Sol ou o Vento.

 

Energias Renováveis

Eólica

Hídrica

Cogeração renovável

Geotérmica

Outras Renováveis

 

  • Eólica: energia obtida pela ação do vento, poderá ser convertida em eletricidade utilizando aerogeradores;
  • Hídrica: energia obtida pela ação da água, poderá ser convertida em eletricidade tirando partido dos rios, das marés e das ondas, como exemplo as barragens;
  • Cogeração renovável: produção combinada de energia térmica e energia elétrica, utilizando recursos não fosséis como combustível;
  • Geotérmica: energia obtida através da Terra, poderá ser convertida em calor para aquecimento do ambiente e da água;
  • Outras Renováveis: produção de energia elétrica tendo por base as fontes de energia renovável como: energia solar, Biomassa, Biogás; Ondas e maremotriz.


Energias não renováveis são as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem.

 

            Energias não Renováveis

Cogeração fóssil

Gás Natural

Carvão

Diesel

Fuelóleo

Nuclear

 

Cogeração fóssil: produção combinada de energia elétrica e térmica, utilizando recursos fosseis como combustível;

Os Resíduos sólidos urbanos podem ou não ser energias renováveis.  

Para mais informações acerca dos impactos ambientais associados ao fornecimento de energia elétrica, consulte a página de internet da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.